Dia de Reis.



No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.
Ao contrário do que pensávamos – que eles viajaram juntos, cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
Gaspar, partiu da Índia, levando incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização. A folia se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
Durante os festejos, os grupos saem pelas ruas, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.
Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.
O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.
Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
É feito também a simpatia da romã que é a fruta símbolo da realeza, esperança e vida futura. A romã teria sido uma das sete frutas pelas quais a terra de Israel foi abençoada. Colunas do templo de Salomão também teriam sido ornadas com sementes da fruta. E flores de romã foram encontradas até nos sarcófagos egípcios. É também usada como um símbolo da ressurreição, onde suas sementes representam os muitos cristãos que formam a única igreja católica, ou seja, universal.
Então vamos à simpatia!
  1. Pegue uma romã e retire 09 sementes pedindo aos 03 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro.
  2. Depois pegue 03 das nove sementes e guarde num saquinho, papel ou em uma nota de dinheiro. Essas sementes ficarão guardadas dentro da sua carteira para nunca lhe faltar dinheiro.
  3. As outras 03 você engole.
  4. As 03 últimas, você joga pra trás fazendo o pedido que desejar. O presságio é de dinheiro, saúde, paz e muito amor durante todo ano.
Que assim seja!
Beijinhos!
Cris

Compartilhe:

Deixe seu comentário

    Comentários no blog

0 comentários :

Postar um comentário